Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa alegre, que gosta de estar entre amigos e sempre está disposta a ajudar as pessoas.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Os 12 alimentos que nos ajudam a ganhar músculos

Os 12 alimentos que nos ajudam a ganhar músculos

 

 

1. Frango

Você sabe: as proteínas de origem animal são consideradas as melhores para os músculos. Mas cuidado: junto pode vir uma dose gigante de gordura saturada e colesterol. É por isso que o frango (desde que desprovido da pele) é uma boa opção para quem precisa de proteína, mas não quer colocar o coração em risco. Um filé grande tem 32 gramas de proteína e quase nada de gordura. Se você prefere a carne vermelha, fique com os cortes magros (coxão mole, patinho, alcatra).

Quanto consumir: 1 filé grande (110 g), duas ou três vezes por semana.


2. Feijão com arroz

Essa parceria é perfeita porque os aminoácidos do feijão se unem aos do arroz e formam proteína. Assim, juntos, ajudam a reparar os músculos. Fonte de carboidrato, o arroz ainda fornece energia, outro combustível importante para o processo de recuperação da musculatura.

Quanto consumir: 1 concha de feijão e 2 colheres (sopa) de arroz, de três a quatro vezes por semana.

3. Tofu

Nem todo mundo gosta do sabor do queijo de soja. Mas, de todos os produtos à base do grão, ele é o que mais concentra proteína e cálcio, protegendo músculos e ossos. Também é rico em magnésio, mineral que evita o enfraquecimento dos compostos que participam do processo de fornecimento de energia. Mas o que mais se destaca no tofu são as isoflavonas – substâncias que contribuem para o equilíbrio dos hormônios femininos. O que isso tem a ver com massa magra? Quando os hormônios estão em equilíbrio, o acúmulo de gordura diminui e os músculos trabalhados no exercício aparecem mais.

Quanto consumir: uma fatia média por dia.

Gelado de tofu pró-músculos
• 200 g de tofu
• 8 col. (sopa) de suco de laranja
• 8 col. (sopa) de manga em cubos
• 4 maçãs sem casca e sem sementes

Modo de fazer
Bata os ingredientes no liquidificador até formar um creme homogêneo. Distribua em oito
taças e sirva gelado.

Calorias por taça: 60
Fonte de proteína e carboidrato, o gelado de tofu é uma boa opção de lanche pós-treino.

4. Quinua

São raros os vegetais com a quantidade e qualidade de proteína da quinua. Em cada grão, ela carrega aminoácidos essenciais, sendo três de cadeia ramificada (leucina, valina e isoleucina) – aminoácidos do BCAA e whey protein (suplementos proteicos usados pelos esportistas antes e depois do treino para preservar os músculos). “A quinua é um ótimo alimento para o ganho de massa magra, com a vantagem de ter pouca gordura e ser livre de colesterol e açúcar”, diz o nutricionista mineiro Ronaldo Gontijo, que há dois anos avalia os benefícios do grão em seus pacientes atletas. A quinua ainda tem carboidrato (garante energia), além de fibras, vitaminas e minerais.

Quanto consumir: de 2 a 3 colheres (sopa) de quinua em flocos batida no suco de frutas de
30 a 40 minutos antes do exercício e logo após.

5. Ovo

Qual a parte melhor para os músculos: a clara ou a gema? As duas! Entenda por quê: a clara é riquíssima em ovoalbumina, uma proteína formada por aminoácidos do tipo leucina, que, por ser de fácil absorção, é um dos componentes dos suplementos whey protein e BCAA. E a gema? Ela carrega gorduras boas (monoinsaturada e ômega 3), substâncias com o poder de combater os processos inflamatórios provocados durante o exercício, facilitando a recuperação dos músculos.

Quanto consumir: 3 ovos por semana, nas refeições ou no lanche pós-treino.

6. Banana

Minutos antes de malhar, esqueça a proteína. Nesse momento, você precisa da energia rápida do carboidrato. A banana é ótima opção, pois ainda tem potássio, mineral que participa da produção de glicogênio (reserva de energia do músculo).

Quanto consumir: uma banana por dia, antes ou após o treino, quando deve ser associada a
uma proteína (iogurte, queijo).

7. Iogurte natural

Fonte de proteína, o iogurte é uma boa opção de lanche pós-treino. O ideal é consumi-lo imediatamente após a aula ou até no máximo 30 minutos depois. Nessa fase, a proteína é mais aproveitada para a recuperação e a construção do músculo. Melhor ainda se você adicionar ao iogurte um carboidrato de alto índice glicêmico, como geleia ou mel. Uma pesquisa da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, revela que combinar proteína e carboidrato de digestão rápida é 40% mais eficiente na recuperação e desenvolvimento do músculo que a proteína sozinha. Outras opções: leite desnatado com achocolatado ou queijo magro com goiabada.

Quanto consumir: 1 pote de iogurte natural desnatado + 2 colheres (sopa) de geleia no lanche pós-treino.

8. Massa integral

A escolha dos lanches pré e pós-treino são decisivos no ganho de massa muscular. Mas não descuide das outras refeições. “Estudos mostram que, quatro horas depois, os exercícios ainda exercem efeitos benéficos nos músculos”, diz Carolina Ribeiro, nutricionista funcional do Rio de Janeiro. Por isso, o carboidrato é bem-vindo em todas as refeições. Mas, longe dos treinos, prefira os de baixo ou médio índice glicêmico, como pães e massas integrais. Por terem fibras, eles saciam mais e liberam energia aos poucos.

Quanto consumir: 1 xícara (chá) de macarrão integral cozido, duas ou três vezes por semana.

9. Água

Até os músculos pedem água. Isso porque a síntese de proteína acontece com mais facildade quando as células estão bem hidratadas. Você é fã de água-de-coco? Deixe como opção pré-treino. Ela hidrata e garante pique, pois tem água e carboidrato. Mais ainda: “A água-de-coco carrega potássio, que ajuda no estoque de glicogênio”, explica Julia Vasconcellos, nutricionista especializada em fitness corporativo, do Rio de Janeiro. Ao longo do dia, vá de água pura, quehidrata sem calorias.

Quanto consumir: 2 litros de água por dia.

10. Peito de peru

Não é uma maravilha. No entanto, entre os embutidos, o peito de peru é um dos que têm menos gordura saturada e colesterol. E, por ser encontrado facilmente numa lanchonete, acaba sendo uma opção proteica para compor um lanche rápido. Assim mesmo, não exagere, pois contém conservantes e sódio que, em excesso, fazem o organismo reter líquido.

Quanto consumir: 4 fatias finas por dia.

 

11. Castanhado-pará

Os estudos ainda estão no começo, mas os especialistas acreditam que, por ter argenina, a matéria-prima para produção do hormônio masculino testosterona, a castanha pode ajudar para o aumento da massa muscular. E está comprovado que ela é fonte de gordura boa e selênio – substâncias anti-inflamatórias que combatem os processos inflamatórios desencadeados pelo exercício.

Quanto consumir: 2 castanhas por dia.


 

12. Salmão

Mais que proteína, o salmão é boa fonte de ômega 3, gordura que ajuda a combater os processos inflamatórios provocados pelo exercício, facilitando a recuperação dos músculos. “Quanto mais rápido as fibras musculares se recompõem, maior é o ganho de massa magra”, diz a nutricionista Mariana Klopfer. Outras excelentes fontes de ômega 3: sardinha e atum. São opções que você pode incluir nas refeições ou em um sanduíche que deve ser consumido até uma hora antes do exercício ou logo depois.

Quanto consumir: 1 filé grande (100 g) de duas a três vezes por semana.

Faça uma Boa Reeducação Alimentar








Brigadeiro Ligth

Brigadeiro light

Ingredientes
• 1 colher de sopa de margarina vegetal light
• 2 colheres de sopa de chocolate em pó
• 6 colheres de sopa cheias de leite em pó desnatado
• 1 1/2 xícara de chá de leite desnatado
• 2 colheres de sopa de granulado diet
• 2 colheres de sopa de adoçante em pó para culinária
Modo de fazer
Derreta a margarina na panela. Dilua o leité em pó no leite desnatado e acrescente aos poucos na panela, mantendo o fogo baixo. Em seguida, adicione o chocolate em pó e o adoçante. Mexa devagar, até a massa engrossar e desgrudar da panela. Desligue o fogo. Depois que a massa esfriar, faça pequenas bolinhas e passe-as no granulado.

Rendimento: 6 porções
Calorias: 113 calorias por porção


Bom apetite!!

Arroz Integral com queijo branco

 Arroz Integral com queijo branco

Ingredientes

• 1 col. (sopa) de óleo de canola
• 1 cebola pequena picada
• 2 dentes de alho amassados
• 1 xic. (chá)de arroz integral de linhaça
• 2 xic. (chá)de água fervente
• 1 col. (chá) de sal
• 1 embalagem de molho de tomate
• 2 col. (sopa) cheiro verde picado
• 150 gramas de queijo minas

Modo de preparo

Em uma panela média, aqueça o óleo de canola em fogo médio e doure a cebola e o alho. Acrescente o arroz integral, a linhaça e refogue por mais três minutos. Coloque a água e o sal e abaixe o fogo. Tampe a panela e cozinhe por três minutos. Acrescente o molho de tomate caseiro e cozinhe por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar macio e cremoso. Junte o cheiro verde e misture.

Bom apetite!!

Quiche

                     Quiche                                           

1º recheio

Massa 

Ingredientes
• 1 pacote de biscoito salgado light
• 3 col. (sopa) de margarina light
• 1 ovo

Modo de preparo
Triture o biscoito no liquidificador. Passe para uma tigela, junte a margarina e o ovo e, com a ponta dos dedos, misture até formar uma massa homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma redonda média de aro removível untada. Leve ao forno preaquecido a 80°C por 10 minutos.

Recheios

Cogumelo shimeji com cenoura

Ingredientes
• 2 xíc. (chá) de shimeji fresco cortado em tiras
• 1 xíc. (chá) de cenoura ralada
• 1 col. (sopa) rasa de margarina light
• Sal a gosto
• ½ caixa (100 g) de creme de leite light
• 2 ovos
• ½ cebola picada

Modo de preparo
Doure o shimeji e a cenoura na margarina. Ajuste o sal e coloque sobre a massa previamente assada e reserve. No liquidificador, bata o creme de leite, os ovos, a cebola. Ajuste o sal e distribua sobre a mistura de shimeji e cenoura. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 10 minutos (a quiche fica baixinha).

Tempo de preparo: 40 minutos (incluindo tempo de forno)
Rende: 6 porções
Calorias por porção: 250 calorias




                                                           2º recheio


Abobrinha, azeitona preta e alho-poró

Ingredientes
• 2 xíc. (chá) de abobrinha ralada
• 1 xíc. (chá) de alho-poró picado
• Sal a gosto
• ½ xíc. (chá) de azeitona preta picada
• 1 col. (sopa) rasa de margarina light
• ½ caixa (100 g) de creme de leite light
• 2 ovos
• ½ cebola picada

Modo de preparo
Doure a abobrinha e o alho-poró na margarina. Junte a azeitona, ajuste o sal e coloque sobre a massa previamente assada e reserve. No liquidificador, bata o creme de leite, os ovos e a cebola. Ajuste o sal e distribua sobre a mistura de abobrinha e alho-poró. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 10 minutos.

Tempo de preparo: 40 minutos (incluindo tempo de forno)
Rende: 6 porções
Calorias por porção: 235 calorias
Bom apetite!!!

Sopa de Abóbora

Sopa de Abóbora

Ingredientes


• 3 col. (sopa) de azeite
• 1 cebola pequena picada
• 2 col. (chá) de gengibre ralado
• 1 filé (100 g) de frango
• 1 tomate sem pele cortado em cubos
• 300 g de abóbora sem casca e cortada em cubos
• 1 ½ litro de água
• Sal a gosto
• 1 xíc. (chá) de macarrão integral tipo conchinha

Modo de preparo


Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte o gengibre, o frango e o tomate e refogue por mais alguns minutos ou até o frango dourar. Coloque a abóbora e vá acrescentando a água aos poucos. Adicione o sal. Tampe a panela e deixe cozinhar até a abóbora amolecer. Retire do fogo, separe o frango e bata o caldo com a abóbora no liquidificador até ficar homogêneo. Coloque de volta na panela e misture o frango desfiado. Aqueça antes de servir e acrescente o macarrão cozido al dente.

Rendimento: 4 porções
Calorias por porção: 150
Tempo de preparo: 1 hora


 Bom apetite !!!

Bolinho de Aveia e Espinafre

Bolinho de aveia e espinafre

Ingredientes

• 1 maço de folhas de espinafre picadas
• 3 col. ( sopa) de queijo parmesão ralado
• 3 claras
• 1 cebola picada
• 2 dentes de alho picados
• 3 col. (sopa) de azeite
• 1 xíc. (chá) de aveia em flocos finos
• 1 col. (café) de fermento em pó
• Sal a gosto
• Noz-moscada a gosto

Modo de fazer

Aqueça bem uma frigideira e refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o espinafre e refogue-o até murchar e secar a água do fundo da frigideira. Deixe esfriar. Transfira-o para uma tigela, acrescente o restante dos ingredientes e misture bem. Divida a massa em 15 porções iguais e achate-as como um hambúrguer. Aqueça uma frigideira antiaderente e grelhe os bolinhos dos dois lados até dourar. Sirva em seguida.

Bom apetite!!!
Salada Mediterrânea



Ingredientes

• 100 g de espaguete integral
• 6 tomates-cereja cortados ao meio
• 4 nós pequenos (60 g) de mussarela de búfala
• 8 folhas de manjericão

Monte a salada

Cozinhe o espaguete al dente e espere esfriar. Coloque num prato e acrescente o tomate, a mussarela de búfala e o manjericão. Tempere com molho básico ou italiano.


Rende: 1 porção
Calorias: 305 (sem o molho)

Bom apetite!!!

Salada Tropical

Salada Tropical

Ingredientes

• 1 prato (sobremesa) de alface lisa e crespa (ou rúcula e agrião)
• 5 tomates-cereja (ou tomate-pera)
• 6 azeitonas pretas pequenas
• 1 ovo cozido cortado em quatro
• 12 rodelas de palmito
• Palitos de erva-doce (ou palitos de pepino)
• ½ lata de atum light
• ½ col. (café) de pimenta calabresa (opcional)


Monte a salada

Num prato, coloque a alface e, em seguida, acrescente os outros ingredientes. Polvilhe a pimenta. Regue com o tempero que preferir. Sirva em seguida.

Rende: 1 porção
Calorias: 170 (sem o molho)

Salada Natalina

Salada Natalina

Ingredientes


• 2 xíc. (chá) de cenoura em cubinhos
• 2 xíc. (chá) de salsão em cubinhos
• 4 col. (sopa) de maçã seca e picada
• ½ xíc. (chá) de melão cantaloupe em cubos
• 1 filé de salmão (150 g) cozido e desfiado
• 1 col. (sopa) de azeite de oliva
• Sal a gosto
• Suco de ½ limão
• 1 col. (sopa) de endro-dill picado (erva usada no preparo de peixes, molhos e saladas) para o molho
• 1 iogurte natural desnatado sem soro
• 2 col. (sopa) de maionese light
• 2 col. (sopa) de leite desnatado
• Sal a gosto para decorar
• ½ xíc. (chá) de melão em bolinhas
• ½ pimentão em tirinhas finas
• 5 folhinhas de endro-dill

Modo de fazer


Misture os ingredientes da salada num recipiente fundo e reserve. Junte os ingredientes do molho com auxílio de um batedor e coloque metade na salada e misture. Arrume a salada em um prato e cubra com o restante do molho. Decore com o melão, o pimentão e o endro-dill.

Rendimento:
12 porções
Calorias por porção: 220

Molho para salada com linhaça

 Molho para salada com linhaça

Ingredientes


• 1 pote de iogurte natural desnatado
• 1 col. (sopa) de azeite
• 1/2 limão
• 2 col. (chá) mostarda
• 1 col. (sopa) de hortelã
• 1 col. (chá) de linhaça

Modo de preparo


Misture os ingredientes e sirva sobre a salada.

Rendimento: 8 pessoas
Calorias por porção: 40

Granola Vida Longa

 Granola Vida Longa

 

Ingredientes


• 4 castanhas-do-pará
• 4 castanha de caju
• 4 nozes
• 4 col. (sopa) de semente de linhaça

Modo de fazer


Coloque os ingredientes no liquidificador (ou mixer) e bata até quebrar os grãos.

Rendimento: 4 porções
Calorias por copo: 110 calorias

Bom apetite!!

Suco seca barriga

Suco seca barriga

Ingredientes


• 1 ameixa-preta seca
• 2 fatias de abacaxi
• 3 folhas de hortelã
• 1 copo (200 ml) de água mineral
• 1 col. (sopa) de semente de linhaça

Modo de fazer


Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água e dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba sem coar.

Rendimento: 1 copo
Calorias por copo: 55 calorias

Bom apetite!!

Dieta da Linhaça

 Dieta da Poderosa Linhaça


Não é à toa que a linhaça conquistou tantas adeptas nos últimos anos: ela ajuda na hora de perder aqueles quilinhos a mais e ainda traz inúmeros benefícios para a saúde. Saiba como incorporá-la no seu dia-a-dia e descubra os benefícios dessa semente

Indispensável no menu de quem se preocupa com a boa forma e, claro, com a saúde, esse alimento é riquíssimo em substâncias funcionais e ainda ajuda na hora de perder aquelas gordurinhas indesejadas. E foi por esses motivos que a linhaça conquistou espaço até mesmo no cardápio de famosas como Juliana Paes e Paula Burlamaqui.

Como tem o poder de diminuir o apetite e estimular o intestino preguiçoso, a semente pode ser usada como uma forte aliada na luta contra a balança. Além disso, ela é rica também em ômega 3, ômega 6 e gorduras monoinsaturadas, que, em conjunto, ajudam a combater o LDL (mau colesterol) e a manter a saúde do coração em dia.

Se engana quem pensa que os benefícios proporcionados pela linhaça acabam por aí. Esse alimento também é uma das principais fontes de lignana, substância responsável por amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Agora que você descobriu que a linhaça pode ajudá-la a ficar ainda mais bonita e saudável, confira algumas dicas para extrair dessa poderosa semente o que ela tem de melhor!

• Para consumir a linhaça com iogurte, frutas ou salada, o ideal é triturá-la. Mas, é importante bater apenas a quantidade que será utilizada no momento, pois ela perde seus nutrientes ao longo do tempo.
• A linhaça deve ser usada como tempero, nunca para cozinhar.
• O azeite de oliva é ótimo para amenizar o sabor forte da semente.
• Para que a linhaça faça efeito, é importante consumi-la diariamente.
• Não adianta consumir a linhaça em quantidade exagerada – o indicado é de uma a duas colheres de sopa por dia -,pois pode interferir no processo de absorção de nutrientes.

Linhaça na mesa


Não importa como a linhaça será consumida: seja em forma de suco, tempero ou misturado com outros alimentos, o importante é que ela seja usada diariamente.

Suco Luz do sol da Cléo Pires

 Suco Luz do Sol

 

Ingredientes


• 1 maçã orgânica com casca, picada e sem semente
• 1 pepino médio + 1/2 xíc. (chá) de nozes picadas
• 3 folhas de couve ou outra hortaliça rica em clorofila
• 1 mão de grãos germinados
• 3 ramos de hortelã ou capim-limão ou erva-cidreira
• 1 legume (batata-doce, inhame ou outro)
• 1 raiz (gengibre, cenoura ou outra)

Modo de preparo


Coloque a maçã no liquidificador e use o pepino como socador até que o primeiro líquido se forme. Coe e volte para o liquidificador. Acrescente os grãos germinados, as folhas verdes comestíveis, o legume e a raiz escolhida. Varie as hortaliças sempre que possível e use, de preferência, as orgânicas. Coe num coador de pano e beba logo em seguida.

Emulsão de linhaça para saladas

Emulsão de linhaça para saladas 


Ingredientes


• 45 ml de azeite
• 15 ml de vinagre de vinho branco
• 5 gramas de mostarda francesa
• Sal e pimenta a gosto
• 1 col. (café) de farinha de linhaça dourada orgânica

Modo de fazer


Numa vasilha, misture o vinagre, a mostarda, a linhaça, o sal e a pimenta. Misture os ingredientes com um batedor de arame e despeje o azeite em fio, aos poucos, emulsionando.
Rendimento: 1 porção

Bom apetite!!!

Suco energético com gengibre

 Suco energético com gengibre

Ingredientes


• 1 pedaço de gengibre
• 1 maçã descascada
• 1 limão inteiro (polpa e casca)
• 2 laranjas
• 4 cenouras


Modo de preparo



Bata todos os ingredientes no liquidificador com água e adoçante (prefira estévia) até atingir a consistência desejada.

Calorias aproximadas por copo: 162 calorias

Bom apetite!!!

Bebida Esportiva

 Bebida Esportiva

 

Ingredientes



• ¼ de pepino
• ½ maçã
• 1 fatia de limão (com casca)
• ¼ de talo de aipo
• ½ litro de água mineral

Modo de preparo



Passe em uma centrífuga o pepino, o aipo e a maçã. Despeje o líquido em uma garrafa esportiva ou térmica. Acrescente a água mineral e o limão. Agite e beba!

Calorias por copo: 162 calorias

Bom apetite!!

Amigos do blog!!!

Amigas  e Amigos do blog!!!

Quero dividir com vocês a minha luta contra o peso.
Estou novamente enfrentando esta batalha e desta vez, tenho certeza que vou vencer.
Diante disso, vou colocar aqui no blog várias receitas, dicas, tudo que puder ajudar a mim e a quem mais desejar emagrecer e manter uma boa alimentação...

Abraços

Criseila

Bolo Integral Salgado


Bolo Integral Salgado

Ingredientes da Massa:

½ copo de óleo
2 ovos
250ml de leite
1 copo de Aveia em Flocos
1 copo de farinha de trigo branca
1 copo de farinha de trigo Integral
1 colher de sobremesa de fermento químico em pó
sal  a gosto
cheiro-verde a gosto.

Ingredientes do Recheio
1 colher de sopa de óleo, sal a gosto, 1 cebola refogada, 3 dentes de alho refogados, 2 tomates picados sem pele e sem sementes, 1 lata de atum ou sardinha ,  cheiro-verde picado a gosto, temperos a gosto, orégano a gosto.

Modo de Preparo:

Massa
Bata todos ingredientes da massa no liquidificador e reserve. Misture todos os ingredientes do recheio e reserve.

Recheio:
Em uma panela aqueça o óleo. Coloque a cebola e o alho para refogar. Acrescente o tomate e os temperos e deixe dar uma refogada, se necessário acrescente um pouco de água. Acrescente o atum.

Coloque a metade da massa em uma forma untada, adicione o recheio e cubra com o restante da massa. Leve ao forno moderado até dourar. Pincele com gema de ovo e salpique queijo ralado e aveia, retornando ao forno por mais 5 minutos.

Bom apetite!!!


Suco Trio Verde


  Suco trio saúde

Ingredientes
3 colheres de sopa de linhaça liquidificada,
suco de 3 laranjas (bater com um pouco de bagaço e 2 copos de água),
3 fatias de abacaxi
salsa.

Modo de preparo:

Espremer o suco de laranja, colocar no liquidificador com um pouco do bagaço, 1 copo de água gelada, o abacaxi e a linhaça. Bata bem. Adoce a gosto.

Bolo de Iogurte com aveia

   Bolo de iogurte com aveia

Ingredientes

3 ovos
1 copo de iogurte desnatado
½ xícara de óleo
1 xícara de adoçante culinária
1 xícara de aveia
1 xícara de farinha de trigo
½ xícara de germe de trigo
1 colher de sopa de fermento.

Modo de preparo:

Bata as claras em neve e reserve.
Em uma vasilha misture as gemas, o iogurte, o óleo, o adoçante, a farinha, a aveia e a farinha de trigo. Por último, adicione as claras em neve e o fermento.
Leve ao forno pré-aquecido.

Bom apetite!!!

Suco verde

   Suco verde

Ingredientes:
 2 copos de  suco de laranja
4 folhas de couve verde lavadas e picadas
2 maçãs sem casca e sem sementes
4 folhas de hortelã
suco de 2 limões
4 copos de água
adoce a gosto .

Modo de preparo:

No liquidificador coloque o suco de laranja, as folhas de couve lavadas e picadas, a maçã sem casca e sem semente, as folhas de hortelã e água. Bata bem e coe.
Adoce a gosto.

Bom petite!!

Suflê de carne moída


      Suflê de carne moída

Ingredientes:

200 g de carne moída de primeira
1 colher de sopa de cebola ralada
2 dentes de alho
1/2 xícara de chá de tomates picados
2 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de sopa  de farinha de trigo
½ xícara de chá de leite desnatado
1 gema e 2 claras em neve
1 colher de sopa de óleo e sal a gosto.

Modo de fazer:

 Refogue no óleo o alho, a cebola e o tomate. Junte a carne, o sal e a salsa. Deixe cozinhar até ficar um molho bem espesso. Em uma vasilha, dissolva a farinha no leite e acrescente a gema. Leve ao fogo e deixe engrossar. Misture esse creme na carne e reserve. Bata as claras em neve e acrescente à carne. Coloque em uma forma refratária untada. Leve ao forno médio por 20 minutos. Sirva quente.

Bom apetite!!!

Suco de laranja com linhaça


 Suco de laranja com  linhaça

Ingredientes

suco de 10 laranjas
2 maçãs
2 folhas de couve
4 colheres de sopa de linhaça
1000 ml de água
suco de 2 limões.

Sirva gelado.
Bom apetite!!